Lendas Virtuais – A ex-paquita que morreu de AIDS

Uma suposta ex-paquita chamada Patrícia

São muitas as Lendas Virtuais que circulam por aí. Assim como as Lendas Urbanas ninguém sabe dizer quem começou nem quando, onde ou como elas começam a circular  No início, elas reproduziam quase exclusivamente através do clássico pedido “repasse essa mensagem a sua lista de amigos e estará ajudando”. A histórias sempre comoventes levam muitas pessoas de boa-fé a compartilhar o conteúdo na ânsia de colaborar com o personagem ou com a sociedade.

Alguns blogs também colaboraram com a disseminação dessas lendas, publicando na íntegra o que recebiam por mail. Hoje mesmo recebi,  através de um Fórum de discussão totalmente sério e idôneo, um mail que contava o drama de uma suposta  ex-Paquita do programa da Xuxa que teria se envolvido com álcool e drogas, e acabou falecendo com AIDS depois de deixar um aviso aos jovens. A mensagem dramática seria o conteúdo de uma carta que Patrícia, a ex-Paquita,  teria ditado para contar o que passou e  ajudar a conscientizar os jovens.

Essa Lenda Virtual não é nova, começou a circular em 2003. Esse ano parece ter voltado à ativa. E agora materializada nessa bela foto acima. Se a pessoa ler a tal carta com atenção e razão (guardar a emoção numa caixinha) vai perceber muitas incoerências, especialmente na cronologia de vida que ela relata. Nem vou me dar ao trabalho de reproduzir a carta aqui, porque cedo ou tarde vocês vão receber.

Mas deixo avisados: o mail é falso, não houve paquita chamada Patrícia, as datas não batem e essa foto aparece em vários sites na internet com nomes diferentes. Pode deixar sua lista de mails descansar… Algumas dicas para identificar (ou pelo menos suspeitar) quando esbarrar com uma Lenda Virtual:

  • Os nomes das pessoas nunca estão completos, ou não existem
  • Tenta fazer parecer que se trata de acontecimentos recentes
  • Pede que repasse para outras pessoas
  • Geralmente o assunto é capaz de despertar o interesse de muitos
  • Apela para o lado emocional do leitor
  • É meio confuso e contraditório

Se gostou compartilha

10 thoughts on “Lendas Virtuais – A ex-paquita que morreu de AIDS

  1. Eu recebi essa carta de varias fotos diferentes,
    Queria muito saber de quem é essa carta , e se ela é falta ou verdadeira

    • Olá Jerusa! A mensagem é falsa, uma “lenda virtual”. Já faz tempo que ela está circulando na net, mas ninguém sabe identificar quem começou, é possível que ela continue circulando somente por conta do grande número de pessoas que acabam compartilhando antes de checar. Abraço.

  2. Mesmo a historia sendo falsa, será se nao serve de lição para muitos viciados? Ou talvez aqueles q pensam em entrar no mundo das drogas… Tem livros que contam realidades mesmo usando a ficção , vai de cada um associar… Fica a questao! :/

    • Olá Cilene, entendo seu ponto de vista mas não creio que uma mentira consiga ter grande alcance terapêutico. Até porque ao ser desmascarada acaba disseminando certo descrédito em relação a qualquer mensagem que possa desejar transmitir. O que esse mail consegue mesmo é acumular centenas de endereços de email, através de pessoas de boa intenção que replicam esses factóides em seus círculos pessoais.

  3. Este é o resultado de todos AQUELES (as) que iniciam uma experiência desastrosa (USO DE DROGAS). Descanse em PAZ.

    • Mas Thomaz nós estamos abordando a questão das lendas virtuais, e de como elas são disseminadas.

  4. mesmo que falsa acho que serve de alerta para muitos jovens que se envolvem com td tipo de droga alcool maconha cocaina e com a pior de tds que assola o brasil inteiro o crack vale falar que drogas matam mais jovens no mundo inteiro por isso acho que nao tem mal agum uma pessoa fingir ser quem nao é na verdade isso se torna um alerta para os jovens mais tbm para os pais e a famila de muitos que se perdem nas drigas

  5. Eu li essa historia domingo e era uma foto de uma garota de biquini e embaixo a história escrita.A história falava de uma ex paquita da xuxa que morreu de AIDS. O que eu achei curioso e despertou minha desconfiansa é o fato do nome dela ser Patricia mas a foto era de Fernanda Barroso,uma ex namorada do Neymar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>